sábado, 10 de maio de 2008

Metodologia

É importante que os procedimentos definidos para a pesquisa sejam válidos. Também é fundamental que eles sejam confiáveis, isto é, ofereçam dados consistentes, que não estejam afetados por condições que passaram despercebidas.
O objetivo da metodologia é apresentar os materiais e o métodos empregados para se obterem e analisarem os dados. Descrição do método de coleta e análise dos dados. É uma narrativa de ordem cronológica, que relata todos os passos da construção do artigo, desde a coleta do material até as formas mais complexas de análise do corpus.
Segue um exemplo de Metodologia, escrito por Kairo Andrade, Lucas Lima e Raphaela Mendes em 2007, cujo tema é: Dislexia: as dificuldades de diagnosticá-la.
  1. Metodologia

    A presente pesquisa possui caráter exploratório e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma busca detalhada em livros, artigos acadêmicos e na Internet, a fim de estabelecer um esclarecimento sobre as diversas hipóteses de diagnóstico da dislexia e encontrar uma base teórica que sustentasse o ponto de vista adotado no referido trabalho.
    Posteriormente houve uma acareação entre a hipótese genética, defendida principalmente nos estudos de Pennington (1997), que define a dislexia como conseqüência de anomalias genéticas, e a hipótese neurológica, amplamente proposta por Orton (1925, 1928) e que supunha a dislexia oriunda de distúrbios neurológicos.
    Em seguida, optou-se pela união entre a hipótese neurológica e a genética devido ao fato de elas tratarem de diferentes âmbitos da dislexia e, possivelmente, serem complementares.
    A coleta de dados se deu através da leitura de documentos científicos e revistas especializadas na área, bem como do material mencionado anteriormente e a posterior compilação dos recortes mais significativos para o presente trabalho. Tais recortes foram extraídos de autores já examinados.
    A organização de tais recortes se deu da seguinte forma: foram reunidos os sintomas da dislexia, e a partir daí, descobriu-se a importância da interdisciplinaridade das áreas do conhecimento para o diagnóstico, sobre a qual discorremos logo após. As principais hipóteses da origem da dislexia foram analisadas, cada uma com suas lacunas e sua logicidade.
    Procurou-se saber sobre as dificuldades das crianças disléxicas em distinguir letras simétricas e em desenvolver a consciência fonológica.
    Fomos a duas escolas na cidade de Maranguape – CE para investigar sobre a consciência de tal distúrbio nas instituições. São elas: Escola de Ensino Fundamental e Médio Luiz Girão e Centro de Educação Municipal Deputado Manoel Rodrigues.

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